Gestões Inspiradoras da Bahia
Luiz Tarquínio

Luiz Tarquínio

24.07.1844 (Salvador, Bahia)
9.10.1903 (Salvador, Bahia)

“Não se muda ou anula o passado. Não existe o verbo desacontecer ou desviver.”

Luiz Tarquínio, filho de mãe forra e tendo frequentado muito pouco a escola, construiu brilhante trajetória, indo de menino varredor de loja a grande industrial, superando inúmeros obstáculos. Fundou em 1891 uma das maiores tecelagens do Brasil, a Companhia Empório Industrial do Norte, marcada por práticas pioneiras do que viriam a ser conhecidas posteriormente como responsabilidade social corporativa

NASCIMENTO E INFÂNCIA. Luiz Tarquínio nasceu na Rua dos Capitães (depois rua Ruy Barbosa), Centro Histórico de Salvador, Bahia, no ano de 1844. Filho de Maria Luiza dos Santos, mãe solteira e lavadeira forra (escravizada que conquistou a liberdade). Detentora de admirável personalidade, superou muitos desafios, tendo aprendido a ler e escrever numa época em que a alfabetização era privilégio de classes mais abastadas.

Enquanto criança, Luiz Tarquínio desenvolveu pequenas atividades comerciais, vendendo bilhetes de loteria, bolos e doces caseiros. Foi moleque de recados e carregador, subindo e descendo as ladeiras da velha Salvador. Ajudou a mãe a confeccionar bonecas de pano, chamadas de bruxas. Vendia-as nas feiras e para as filhas de suas patroas de lavagem de roupa.

A sua vontade de conhecer o que era noticiado nos jornais velhos que chegavam a sua casa era grande, o que motivou a própria Maria Luiza a lhe ensinar as primeiras letras. Quando completou sete anos, sua mãe o matriculou em escola pública do bairro da Sé. Era um novo mundo, repleto de novos desafios e aprendizagens. Pena que a escola seria breve.

PRIMEIRO EMPREGO. No ano de 1854, aos dez anos, tornou-se resoluto em trabalhar para ajudar a mãe, que pediu a Lino Porphyrio da Silva, comerciante do centro de Salvador, uma vaga para o filho. Lino Porphyrio era um dos usuais compradores das bonecas costuradas por Maria Luiza, eventualmente também cliente dos serviços de lavar e passar. Sua loja vendia tecidos e o empregador precisava de ajuda para limpar o escritório e organizar as peças de tecidos.

Os livros existentes no escritório chamaram sua atenção. Autorizado pelo patrão, passou a levá-los para casa, ampliando seus conhecimentos e avançando nos estudos. Do chefe, recebeu uma importante lição: “o homem mais perigoso é o que sabe pelo meio. O ignorante é humilde porque sabe que não sabe. O sábio é modesto porque tem consciência de que o que sabe é apenas uma pequena parcela do que ele ainda não sabe. Mas o que sabe pelo meio é pretencioso e pensa que sabe de tudo”.

As atividades na limpeza foram breves. Logo, Luiz Tarquínio passou a atender no balcão, cativando a clientela com uso de inteligência, dedicação, atenção e educação. Clientes saiam satisfeitos, já que Luiz Tarquínio procurava entender e conhecer os gostos e necessidades de cada um.

Assim, conheceu e tornou-se amigo de Polydoro Bittencourt, jovem comerciante já estabelecido. A relação foi tão próxima, que seus filhos Otto e Adelaide se casariam, iniciando o ramo da família Tarquínio Bittencourt. Polydoro aproximou Luiz Tarquínio dos irmãos Bruderer, possuidores de firma de grande porte e que oferecia maiores e melhores condições de crescimento.

Foto 1. Salão com mil teares.

ATUAÇÃO NA BRUDERER & CIA. Em 1859, com 15 anos, Luiz Tarquínio recebeu convite para trabalhar para João Gaspar Bruderer. A Bruderer & Cia. era uma importadora e atacadista de tecidos. Atendia a grandes comerciais e industriais e usufruía de alto conceito. Era o ambiente propício para revelar aptidões para uma carreira rápida e brilhante.

Na empresa, o uso do inglês e o contato com a Inglaterra eram frequentes. Luiz Tarquínio aprimorou o domínio do idioma, favorecendo novos aprendizados e novos estudos, incluindo de contabilidade e finanças, ampliados por diversas viagens à Europa.

Consolidou, para si, a ideia de que ver melhor é saber mais, é conhecer, é ser mais, organizando a realidade de forma mais clara, a significação das pessoas e dos acontecimentos. Era preciso estruturar seu habitat a partir de si mesmo, seu saber e seu fazer. Seus conhecimentos e seus resultados refletiam as muitas experiências acumuladas.

Em relação aos tecidos, desenvolveu seu próprio sistema de padronagem, desenhando os modelos ao gosto dos fregueses, o que lhe trazia fama e intensa procura pelos clientes. Em 1864, com 19 anos, se tornou sócio minoritário da empresa. Posteriormente, também se tornou compadre de João Bruderer, que batizou seu primogênito Luiz Filho, que teve seus estudos custeados na Bélgica pelo padrinho.

As viagens foram fundamentais para sua evolução, com 23 idas e vindas entre os anos 1864 e 1900. Manchester, importante centro industrial inglês, foi o primeiro destino, onde ficou alguns meses. Exerceu atividades industriais, visitando as principais cidades inglesas, conhecendo obras, equipamentos e diferentes políticas assistencialistas, testemunhando renovações sociais em uma Inglaterra pioneira. Também desenvolveu atividades artísticas, aprimorando seu estilo de padronagens. Fez contato com inúmeros personagens da economia e das finanças britânicas.

Em 1895, a implantação de novas indústrias de tecidos no Brasil, incluindo àquela que ele próprio fundaria em 1890, trouxe preocupações sobre os novos e ampliados desafios associados à importação de tecidos. Luiz Tarquínio sugeriu ao amigo e sócio a liquidação da sociedade enquanto ainda dispunham de situação financeira confortável. Precisou convencer diretores descontentes. Demonstrou que seria a única saída para evitar imensos prejuízos financeiros futuros, o que foi feito. A decisão se revelou acertada, com os antigos concorrentes da Bruderer falindo em tumultuada situação financeira meses depois.

Fotos

Videos

Poadcast

0:00 / 0:00
Luiz Tarquínio
0:00 / 0:00
Luiz Tarquínio
0:00 / 0:00
Luiz Tarquínio
0:00 / 0:00
Luiz Tarquínio
0:00 / 0:00
Luiz Tarquínio
0:00 / 0:00
Luiz Tarquínio
0:00 / 0:00
Luiz Tarquínio
0:00 / 0:00
Luiz Tarquínio

Quiz

Bem vindo ao Quiz de Luiz Tarquínio

Para Iniciar, por favor, clique no Botão "Próximo".

Videoaulas

Em construção.

Casos de ensino

Em construção.

Livro Digital