José Lemos de Sant’ana
José Lemos de Sant’ana

José Lemos de Sant’ana

01.09.1921 (Pojuca , Bahia)
15.07.2008 (Salvador, Bahia)

“Foi honra e glória do comércio baiano.”

Figuras 1 e 2. Registros da Farmácia Sant’Ana.

O médico José Lemos de Sant´Ana destacou-se como importante empreendedor na Bahia. Foi o maior varejista de medicamentos da Bahia por meio da sua rede de farmácias Sant´Ana. Adicionalmente, publicou um conjunto de livros de memórias, onde registrou  importantes ensinamentos.

ORIGENS. As origens do município de Pojuca, situado a 67 km da capital baiana, remetem às histórias das primeiras famílias a se instalarem e produzirem cana-de-açúcar, principal sustento da economia colonial. Um dos primeiros migrantes que contribuiu para o crescimento do então arraial de Pojuca foi Vicente Ferreira Sant’Ana. Dentre os seus 17 filhos, um se tornaria intendente do município: Raymundo Ferreira de Sant’Ana. A sua união com Antônia Lemos de Sant´Ana gerou José Lemos de Sant´Ana.

Muitas das suas memórias foram registradas em dez livros de sua autoria, todos com título fazendo referência ao apelido do papai, herdado e preservado com orgulho por José: Bambanga.

Os seus primeiros estudos ocorreram em Pojuca, o que incluiu aulas com a professora Zuzinha. Aos sete anos, José passou a estudar em Itapagipe, Salvador, no Colégio Senhor do Bonfim. Sempre que podia, ajudava o pai no seu comércio em Pojuca. Sobre este, segregado entre a “venda” (ou
armazém de “secos e molhados”) e a loja (armarinho e loja de tecidos).

Ainda em Salvador, José fez o curso de Medicina, formando-se em 1943. Se casou com Carmem Larangeira. O casal teve os filhos Maria Josefina, Maria de Fátima e José Larangeira de Sant’Ana.

O SURGIMENTO DA PRIMEIRA FARMÁCIA. No ano de 1943, após a conclusão do curso de Medicina, José resolveu se estabelecer em Itaberaba, município baiano localizado no sertão, mais especificamente na região do Piemonte do Paraguaçu, próximo à Chapada Diamantina, distante 288 Km de Salvador. Na cidade, já existia a Farmácia Saraiva. Desafios e oportunidades existiam. O consultório era marcado por pacientes que não podiam pagar.

Figuras 3 e 4. Registros de José Lemos de Sant´Ana.

O irmão Raymundo Sant’Ana foi um importante empreendedor na Bahia. Com 16 anos, deixou o ginásio para se dedicar ao comércio. Trabalhou inicialmente na firma Cruz & Cia e, depois, com o pai na loja em Pojuca. Avançou pelo sertão comprando produtos agrícolas, o que permitiu
acumular capital suficiente para voltar a Salvador e fundar, em 1959, as Lojas Santana, maior rede de sapatarias do estado, com filiais em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Crise financeira ocorrida durante o Governo Collor motivou a falência das Lojas Santana em maio de 1997.

Entre um paciente e outro, motivado pelas palavras do irmão incentivador, apoiado por um capital formado por 18 contos de reis, no ano de 1945, José colocou em prática a implementação de sua primeira farmácia.

Posteriormente, o próprio José relava o alívio sentido com a migração para a farmácia:

Como médico, durante os quase oito anos em que exerci a profissão foi uma crise só, desde o primeiro dia ao último. Evidentemente não dava para médico. Aliviou-me entrar no comércio e deixar a clínica. A preocupação com vida do paciente parecia me matar aos poucos, como se eu fosse responsável por tudo que pudesse advir ao doente. A verdade é que eu não me conformava com a vitória da doença e da morte. (SANT’ANA, 1994, p. 99).

Fotos

Videos

Poadcast

0:00 / 0:00
José Lemos de Sant'ana
0:00 / 0:00
José Lemos de Sant'ana
0:00 / 0:00
José Lemos de Sant'ana
0:00 / 0:00
José Lemos de Sant'ana
0:00 / 0:00
José Lemos de Sant'ana

Quiz

Bem vindo ao Quiz de José Lemos de Santana

Para Iniciar, por favor, clique no Botão "Próximo".

Videoaulas

Em construção.

Casos de ensino

Em construção.

Livro Digital