Gestões Inspiradoras da Bahia
Wilhelm Hermann Klaus Peters

Wilhelm Hermann Klaus Peters

11.11.1928 (São Paulo, São Paulo)
08.08.2011 (Cidade do Panamá, Panamá)

“Estava escrito.”

Klaus Peters viajou pelos quatro cantos do mundo. Considerado discreto e recluso e, ao mesmo tempo, alegre e simpático. Engenheiro e empresário com êxito nos negócios em diversas áreas, resolveu investir na compra de uma fazenda de cocos no litoral norte da  Bahia. Transformou Praia do Forte em um dos mais importantes polos de ecoturismo do mundo.

ORIGENS. O alemão Martin Peters chegou a São Paulo em meados de agosto de 1920 para vender mercadorias de guerra exportadas pela Alemanha. Depois, atraído pelos seringais da Amazônia, sonhou em ser o rei do Acre. Casou-se com Martha Rosa e tiveram dois filhos que chegaram à fase adulta: Klaus e Manfred.

Wilhelm Hermann Klaus Peters nasceu no Jardim América, cidade de São Paulo, numa vizinhança marcada por muitos imigrantes alemães, em uma casa grande, cercada por jardins e muito verde. Foi o primeiro Peters nascido no Brasil. Surgiu robusto, vermelho e chorão.

Teve uma infância tranquila e uma adolescência sem infortúnios. Sempre saudável e forte, corria desenfreadamente pela casa atrás dos cachorros ou de qualquer outro bicho que aparecesse no quintal.

O INÍCIO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS. Klaus decidiu começar a trabalhar aos 14 anos, após concluir o ginásio na escola alemã Visconde de Porto Seguro. Não seria por necessidade, já que a família dotava de confortável situação financeira. Pôs anúncio no jornal O Estadão, descrevendo as aptidões que julgava ter. Falava inglês, alemão e espanhol fluentemente. Recebeu convite para entrevista no laboratório Sanitas do Brasil, causando boa impressão ao transparecer sua inteligência e sagacidade, além de sua enorme vontade de trabalhar e vencer na vida. Obteve vaga no almoxarifado, responsável pela expedição de produtos farmacêuticos, com salário não superior à mesada recebida dos pais. Ainda assim, sentia-se realizado e contente. Na visão da mãe, tal empenho não seria necessário. Na visão do pai, trabalhar não faria mal e quanto mais cedo iniciasse sua vida profissional, mais cedo teria responsabilidade e daria valor às coisas. Para Klaus, em alemão, “stillstand ist ruckgang” ou “quem para retrocede”. Oito meses depois, recebeu a primeira promoção, trazendo orgulho para o pai, que o convidou a trabalhar com ele na Pelotas, fábrica de iluminação residencial.

Aos 18 anos, percorreu o Brasil de Norte a Sul. Viagem posterior para a Argentina levou Klaus a visitar indústrias de iluminação, conhecendo novas tendências e novidades do mercado. Ficou fascinado com os avanços e modernidades, especialmente quando comparadas com as da realidade brasileira. No lobby do hotel onde estava hospedado, achou belíssimas as luminárias e lustres. Aproveitando os conhecimentos adquiridos na escola de desenho, frequentada a pedido do pai, Klaus copiou os elementos de iluminação do hotel.

Após o retorno ao Brasil, recebeu a visita de Yan Okretic, francês radicado na Argentina e que trabalhava em uma grande indústria de iluminação pública. Ele havia recebido do gerente do hotel onde Klaus havia se hospedado a informação sobre o seu interesse em luminárias. Com a instabilidade vigente na Argentina, Okretic tinha planos de se instalar no Brasil, propondo sociedade.

Fotos 1 e 2. Imagens da Casa da Torre.

Até então, a Pelotas, empresa dos Peters, atuava apenas em iluminação residencial. A proposta poderia dar certo, já que os produtos que ele oferecia não tinham similares no mercado e, consequentemente, não teriam concorrentes, oferecendo boas perspectivas de crescimento. A nova firma se chamaria Peterco, usaria as instalações da Pelotas e os 60 empregados já existentes. Okretic deteria 30% da nova sociedade. Por meio dos bons contatos deste na França, obtiveram licenças de produtos franceses, como faróis Cibiê para automóveis, motores elétricos e outros. A construção de  Brasília motivou a demanda por diferentes e inovadores produtos voltados à iluminação viária e de prédios públicos. O sucesso foi imediato, marcado por substancial expansão.

A necessidade de fabricação dos vidros prismáticos dos faróis Cibiê o levou a criar a Prismatic, obtendo boas vendas junto à Volkswagen, que também encomendou todas as logomarcas de acrílico de todas as concessionárias Brasil afora. A nova encomenda o levou a criar a Moplast em sociedade com o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel que, mais tarde, se tornaria pioneiro na fabricação de automóveis no Brasil. O primeiro letreiro entregue com sucesso, contudo, teve como cliente o supermercado Pão de Açúcar, então uma pequena confeitaria inaugurada na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio.

Os Peters ainda fundariam a Perlecs, de materiais elétricos, soquetes e interruptores para os carros e para a iluminação pública, além da Profiaço, indústria de chicotes e fiação elétrica. Chegaram a ter mais de 700 funcionários, todos com assistência médica, uma novidade na época, à cargo da Amico, empresa também criada e que chegou a ser uma das maiores na área de saúde em São Paulo.

No Paraná, comprou mina de calcário, empregado para a correção de solos e criou a Padomar para a distribuição da produção. Por meio de funcionário desta, conheceu o alemão Goks, especializado em curtir pele de peixe e que explicou que com a pele de cação poderia fazer quase tudo,  contando com a maior resistência que qualquer outra pele devido à sua trama cruzada. Poderia ser molhada, não ressecando ou perdendo flexibilidade depois. Peters passou a planejar o seu uso em produção em larga escala, apresentando os sapatos feitos com pele de peixe em feira de couro em Frankfurt, causando excelente impressão em função da qualidade, durabilidade e arte envolvidas na produção. Adicionalmente, recebeu grande encomenda de luvas em couro de cação pela Volkswagen, que eram dez vezes mais resistentes que as de couro de boi. Os pedidos foram tantos que passaram a ter que importar pele de cação da Argentina.

Fotos

Videos

Poadcast

0:00 / 0:00
Wilhelm Hermann Klaus Peters
0:00 / 0:00
Wilhelm Hermann Klaus Peters
0:00 / 0:00
Wilhelm Hermann Klaus Peters
0:00 / 0:00
Wilhelm Hermann Klaus Peters
0:00 / 0:00
Wilhelm Hermann Klaus Peters
0:00 / 0:00
Wilhelm Hermann Klaus Peters
0:00 / 0:00
Wilhelm Hermann Klaus Peters
0:00 / 0:00
Wilhelm Hermann Klaus Peters

Quiz

Bem vindo ao Quiz de Wilhelm Hermann Klaus Peters

Para Iniciar, por favor, clique no Botão "Próximo".

Videoaulas

Em construção.

Casos de ensino

Em construção.

Livro Digital