21.10.1995 (São Paulo, São Paulo)
“Comprar bem para vender barato.”
Figura 1. Marca Paes Mendonça.
Mamede Paes Mendonça, nascido com grande tino comercial, se destacou como importante empreendedor brasileiro, pioneiro no ramo de supermercados no Brasil. Atuou na criação de diversos empreendimentos, incluindo a rede Paes Mendonça, uma das maiores varejistas do país.
ORIGENS. Mamede Paes Mendonça, ou “Seo” Mamede, como era conhecido na Bahia, veio de uma humilde família de agricultores, chefiada pelos pais Eliziário Paes e Maria da Conceição Mendonça, que sobreviviam do que plantavam e colhiam em um pequeno lote de terra, no distrito de Serra do Machado, município de Ribeirópolis, em região marcada por longas e sofridas estiagens no interior de Sergipe.
Mamede descobriu a sua vocação para o comércio ainda muito jovem, quando acompanhava o pai, nas idas à cidade vizinha comprar mantimentos. Aproveitava que os caçuás iam vazios e os enchia de cambucá (fruta nativa da região), que vendia na feira. Como não podia perder tempo, vendia a mercadoria no atacado aos feirantes. Depois, passou a vender a farinha que ele mesmo produzia na feira de Itabaiana. Os estudos haviam sido abandonados ainda na terceira série primária. Passou a juntar o dinheiro embaixo do colchão, o que seria fundamental para a concretização dos seus sonhos.
OS PRIMEIROS NEGÓCIOS EM SERGIPE. Em 1936, aos 21 anos de idade, Mamede havia poupado 1.500 réis, que acrescidos aos 1.200 réis do irmão Euclides, permitiram comprar uma pequena padaria em Ribeirópolis.
Os negócios na pequena padaria eram satisfatórios. Contudo, Ribeirópolis era um pequeno distrito. Para crescer, seria preciso migrar para uma cidade maior, com um comércio mais desenvolvido.
Em 1940, os dois irmãos migraram para Itabaiana, uma cidade maior. A padaria fora substituída por um armazém de secos e molhados. Nas palavras de Mamede: “Era uma época difícil e sofremos muito, mas acreditava em mim e não desanimei”.
Os negócios cresceram, e a região de Itabaiana começou a ficar pequena para os planos de Mamede, que partiu para a capital, Aracaju. Em 1947, abriu negócio de atacado de alimentos em sociedade com dois cunhados e outro irmão, Pedro.
A VINDA PARA A BAHIA E OS SUPERMERCADOS. Em 1951, Mamede desfaz a sociedade e se muda para Salvador, cidade maior, com comércio mais amplo. Instala-se na Praça Marechal Deodoro, no bairro do Comércio, com uma loja atacadista de secos e molhados. Depois, montou o armazém de secos e molhados Casa Sergipana, na Baixa dos Sapateiros.
Desde o primeiro comércio em Ribeirópolis, Mamede viajava muito para a capital da Bahia, centro abastecedor da região. A convivência frequente foi se tornando sedutora. Para crescer teria que ir para Salvador. Um grande passo tinha sido dado.
A cidade era abastecida por armazéns, muito deles pertencente a comerciantes espanhóis e portugueses. Também existiam feiras-livres, como Água de Meninos e a das Sete Portas. Muitas vendas eram feitas a crédito. O consumidor comprava, registrando suas compras e dívidas na caderneta. O pagamento costumava ser feito quando recebia seu salário, no fim do mês.
No final dos anos 1950, Mamede viajou para a Argentina para comprar alpiste, mercadoria que andava em falta no Brasil. Durante a viagem conheceu o conceito de autosserviço dos supermercados. Visitou diversos estabelecimentos em São Paulo, Porto Alegre; Montevidéu, no Uruguai; e em Buenos Aires, na Argentina. Teve a certeza de que aquele era o futuro do comércio de alimentos.
Figura 2 e 3. Lojas 2 e 3 do Supermercado Paes Mendonça
Um pioneiro supermercado havia sido inaugurado em Salvador, nos anos 1950, pelo empresário Raul Schwab, na Rua Jogo do Carneiro, no bairro da Saúde. Mamede comprou a loja e a reinaugurou em dia 2 de dezembro de 1959. O pequeno supermercado correspondeu à loja 01 do Paes Mendonça, abrindo contagem e futuros promissores. Seus resultados foram positivos e animadores. No dia 27 de agosto de 1960, inaugurou a loja 02, no Edifício Oceania, na Barra. Em 1961, foi a vez da loja 03 na Rua Visconde de São Lourenço, no forte de São Pedro. Em seguida, a loja 04, na Baixa dos Sapateiros. Com o passar dos anos, o nome Paes Mendonça acabou virando sinônimo de supermercado em Salvador. O soteropolitano usualmente dizia que ia ao Paes Mendonça quando desejar fazer suas compras.
Na década de 1970, o grupo consolidou sua expansão. Em 1975, adquiriu a cadeia de Supermercados Unimar do grupo Correia Ribeiro, voltada para um público mais elitizado, e inaugura uma grande loja no Shopping Center Iguatemi. Em 1976, comemorou os seus 25 anos de Bahia, com a loja
25, no bairro do Canela, em Salvador. Em 1979, inaugurou o seu centro distribuidor, no bairro de Pirajá, no perímetro urbano da capital baiana, com 42 mil metros quadrados.
Em 1980, inaugurou o seu maior empreendimento comercial, o Hiper Paes Mendonça, próximo à Estação Rodoviária de Salvador e ao Shopping Iguatemi. A loja era um marco no segmento, instalada em terreno com 75 mil m2. A loja possuía 25 mil m2, sendo 15 mil m2 exclusivos para vendas. Os estacionamentos ocupavam os 50 mil m2 remanescentes. Era o maior hipermercado das Américas e o sexto do mundo.
Nesse novo modelo, o cliente encontraria tudo o que um supermercado tradicional poderia oferecer e muito mais. Na mercearia, poderia fazer as suas compras de alimentação, contando com grande variedade de opções. Seções específicas ofertavam cereais, rotissaria com pratos prontos, salgados, laticínios, peixes, carnes e padaria. Muitas das atividades de bastidores inovavam, estando à vista do consumidor. Na seção de hortifrutigranjeiros, existia uma “feirinha”, com o consumidor escolhendo suas frutas, legumes e verduras. Os frios e congelados eram tratados adequadamente, contando com câmaras frigoríficas e balcões distribuídos pela área de venda. No departamento de magazine, existiam seções de bazar, artigos esportivos, para automóveis, cine-foto-som e imagem, móveis e decorações, copa, cozinha, confecções, calçados, plásticos, inox, alumínio, louças, ferramentas, artigos finos para presentes, material escolar, brinquedos e eletrodomésticos diversos. A singular seção de importados contava com atendimento personalizado, disponibilizando mercadorias originárias de diferentes países, como uísque escocês, vinhos de Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Argentina e Chile, que contariam com preços competitivos, já que eram importados diretamente pelo grupo.
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